quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Da urgência da prática espiritual

A preciosa vida humana que possuímos, apesar das suas liberdades e condições favoráveis, não deixa de ser efémera. A sua duração é limitada e o desfecho totalmente imprevisível.


Relativamente a isto o grande mestre Dilgo Khyentse Rinpoche disse:

Era bom que pudéssemos sentir até que ponto a multidão humana parece um grupo de pássaros que se encontraram um fim de tarde no cimo de uma árvore; assim que o dia nasce cada um retoma o seu voo e todos se dispersam. Tudo será destruído ou se dissolverá como um vaso de terra cru onde se verteu água. Tomar consciê ncia que não só a morte é certa mas que há-de chegar sem aviso, faz-nos compreender até que ponto é urgente praticar a via espiritual. É imprudente pensar que mais tarde teremos todo o tempo de praticar! Não percamos tempo, todas as actividades desta vida são fúteis. Pensem no ditado: "As actividades, tal como os jogos das crianças, nunca acabam; por natureza, só acabam quando as abandonamos."




2 comentários:

Dave disse...

Se puder dê uma olhada nesta postagem:
http://arquivodave.blogspot.com/2010/02/fonte-da-vida.html
É sobre um filme chamado a fonte da vida, caso ainda não tenha visto a resenha deve lhe despertar interesse, achei muito inteligente.

Fernando Emídio disse...

Obrigado pelo comentário :)
Deve ser interessante, sem dúvida.