domingo, 12 de outubro de 2008

Faça a experiência



Pode-se recitar mantras nos momentos em que sentimos necessidade de nos conectar com as qualidades das quais eles falam: alívio, calma, alegria, amparo, ânimo. Não custa tentar – afinal, o mínimo que a prática poderá fazer é deixá-lo mais tranqüilo e concentrado.
A vocalização do mantra Om Mani Padme Hum, um dos mais populares, proporciona ao final uma respiração profunda e relaxante (o H tem som de R).

Om Mani Padme Hum
[Lê-se om manipádime rum]
Quer dizer “Da lama nasce a flor do lótus”, isto é: nas maiores dificuldades encontramos oportunidades preciosas e temos acesso aos presentes de Deus. Associado ao Buda da compaixão, Avalokiteshvara, esse é um dos mantras indianos mais praticados no mundo.


Om Shanti Om
[Lê-se om chanti om]
Mantra de paz do hinduísmo, pode ser apenas uma saudação ou, repetido muitas vezes, induz a um estado de relaxamento profundo, calma interior e bem-estar. Indicado também para elevar a consciência durante a prática da meditação.

Om Namah Shivaya
[Lê-se om namachiváia]
(deve ser repetido quatro vezes, sempre com uma pausa longa entre as repetições)
Relacionado ao deus hindu Shiva, que representa o poder da consciência. As sílabas ajudam a despertar os princípios que governam os primeiros cinco chacras — básico, umbilical, plexo solar, cardíaco e laríngeo.

Om Sri Ganeshaya Namaha
Om Ganesha Om

[Lê-se om siri ganechaiá namarrá om ganecha om]
Também relacionado ao deus hindu Ganesha, da alegria e dos caminhos, facilita a abertura e a finalização de processos. Particularmente benéfico quando se quer iniciar um projeto.

Om Hanumate Nama
[Lê-se om ranumate namá]
Mantra para obter prazer na vida, relaciona-se com Hanuman, o deus-macaco do hinduísmo. Sua propriedade é renovar as alegrias e reforçar a mente.

Nam Miohô Rengue Kyo
[Lê-se nam miorrô rengue quiô]
Por despertar as qualidades divinas que temos dentro de nós, é indicado para benefícios gerais. É o mantra principal do budismo nishiren shoshu, do Japão.

Qin Xuan Shang Di Tai Iyi Jio Ku Tian Jun
[Lê-se: chin xiuan sanditai lijio cutian jun]
Esse é o mantra taoísta chinês da divindade Senhor da Salvação, que permite a passagem do estado de sofrimento e desamparo para a luz. Deve ser entonado de maneira cadenciada e circular. “Não se percebe onde as sílabas começam ou terminam”, ensina o mestre Cherng.

Gate Gate Paragate Parasamgate Bodhi Soha Prajna Paramita
[Lê-se gáte gáte paragáte parasangáte bôdísôrra prajina paramita]
Esse mantra é originário do budismo zen japonês. Alivia o medo e o sofrimento, remove os obstáculos do coração e conforta nos momentos de grande dificuldade.


Fonte: http://bonsfluidos.abril.uol.com.br

Nenhum comentário: