Uma das iniciativas do Movimento Hare Krishna , o programa FOOD FOR LIFE (Alimentos para a Vida) promove a distribuição gratuita de alimentação lacto vegetariana entre as populações que vivem abaixo da linha de pobreza, estando presentes em todos os continen
tes.
A ISKCON (International Society for Krishna Counciousness) foi fundada em 1966 pelo mestre espiritual Srila Prabhupada.O primeiro centro foi inaugurado em Nova Iorque, onde se inicaram os famosos "Festivais de Domingo". Divulgada a noticia da distribuição gratuita destas refeições vegetarianas, cozinhadas pelo próprio Srila Prabhupada, rápidamente o Centro se encheu, recebendo cerca de 200 pessoas por semana.
A distribuição de comida foi mais longe. O programa "Food for Life" foi criado por Prabhupada em Mayapur (Bengala Ocidental) em 1972. Depois de ter visto as crianças disputando comida com os cães , nas ruas da aldeia, ele declarou:
"NINGUEM DEVERÁ PASSAR FOME NUM RAIO DE 10 KM DE ALGUM DOS NOSSOS TEMPLOS".
Desde esse momento , o "Hare Krishna - Food for Life" tem vindo a desempenhar um papel muito importante no combate á fome no mundo, afirmando-se como o maior serviço de auxilio alimentar vegetariano do mundo. Para beneficio dos mais necessitados, o programa "Food for Life" serviu mais de 58 milhões de refeições vegetarianas, nas duas últimas décadas.
A meticulosa preparação e a vasta distribuição de prasadam (alimento vegetariano consagrado) constituiu, desde sempre, um elemento essencial de uma tradição cultural monoteista vigente na terra há 5000 anos , representada actualmente pela ISKCON. Assim , é nosso dever manter viva essa "deliciosa"tradição.A importância deste alimento intensifica-se devido ao facto deste ser oferecido a Deus antes de ser tomado, permitindo refinar progressivamente os tecidos do cérebro e fazendo diminuir a propensão a matar animais. O movimento não pretende apenas alimentar as pessoas, mas também elevar as consciências.
"A ISKCON tenta salvar do sofrimento as pessoas menos afortunadas do mundo", afirma Priyavrata dasa, o coordenador internacional do programa.
Em Lisboa o programa de distribuição de refeições teve inicio no dia 6 de Dezembro de 1995, e no Porto no inicio de Março de 2002,e constitui uma das actividades mais relevantes que a ISKCON realiza neste momento. Em Lisboa, todas as segundas feiras por volta das 18 horas, em frente a Estação de Santa Apolónia, são servidas cerca de 100 refeições aos sem-abrigo, cujo número tem vindo a aumentar significativamente.No Porto a distribuição realiza-se também uma vez por semana, ás quartas feiras pelas 21 h, sendo o local a Rua da Madeira, ao lado da Estação de S. Bento, com uma média semanal de 60 a 80 refeições servidas, número este também tendencialmente crescente.Ocasionalmente distribuem-se roupas e agasalhos.
As equipas de voluntários da ISKCON procedem á recolha e confecção de vegetais nas cozinhas dos Templos, situados nos nas cidades referidas. Após a confecção, as viaturas ao serviço da ISKCON dirigem-se para os locais mencionados, onde tem lugar a distribuição. Os sem abrigo, que aguardam a chegada das viaturas, formam filas para receber a sua refeição.
A refeição, servida quente, é de caracter lacto vegetariano, cujo regime inclui leite e derivados, vegetais, cereais , leguminosas e frutas.
No Inverno é constituida por :
.sabji - preparação de alto valor nutritivo, tendo como ingredientes vegetais da época, soja ou leguminosas.
.arroz branco ou condimentado
.chá de ervas aromáticas ou sumo de frutas
.doce ou fruta fresca (nem sempre)
No Verão a dieta alimentar não diverge substancialmente da anterior, mas tem maior variedade de vegetais, frutas e saladas.
Os voluntários têm a preocupação de assegurar as condições de higiene pública , tanto na confecção como na distribuição dos alimentos.
Tornou-se um hábito , durante este programa, o convivio entre os sem abrigo e os voluntários, que é caracterizado por um ambiente amigável, possibilitando o diálogo e a partilha da refeição.
Os talheres, os pratos e os copos são de plástico descartável - por motivos de higiene - existindo recipientes para o depósito do material utilizado. Isto denota a nossa preocupação em deixar os locais limpos e arrumados.
Retirado do site
ISKCON PORTUGAL