quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
A 10 de Dezembro de 1948, foi aprovada e proclamada, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Faz precisamente hoje 60 anos que este importante documento para o futuro da Humanidade foi aprovado e proclamado.
Pena é que ainda haja muitas pessoas por todo o globo que não podem dizer que todos os seus direitos estão a ser exercidos. Continua a haver muita injustiça no mundo, o que leva a que milhões ou biliões de pessoas ainda sofram muito. Não sejamos utópicos ao ponto de pensar que de um momento para o outro todo este sofrimento desaparecerá, mas no entanto, no dia-a-dia, devemos fazer o nosso melhor para que a situação comece a reverter.
A mudança começa em nós mesmos, não vale a pena culpabilizarmos os outros pelos males do mundo porque também temos a nossa quota de responsabilidade. E enquanto não mudarmos de atitude e pensarmos que diariamente influenciamos a vida de muita gente, que muitas vezes nem sequer conhecemos, mas que num pequeno gesto, atitude, palavra... podemos fazer essa pessoa um pouco mais feliz ou mais infeliz, enquanto não tomarmos consciência disso, não estaremos a fazer verdadeiramente a mudança necessária. Assumamos de uma vez a nossa responsabilidade!
Neste dia tão marcante não posso deixar passar em branco uma causa pela qual sinto alguma impotência na sua resolução mas que, com pequenos gestos que estão ao meu alcance, sinto que posso dar o meu ínfimo contributo. Muitas são as causas que podemos e devemos abraçar, para nosso bem e de outros mas esta assumiu uma importância especial para mim nos últimos tempos e daí a ter escolhido.
Falo da opressão do povo do Tibete, que ao longo de todos estes anos continua a resistir pacificamente em defesa da sua cultura. São vários os presos políticos tibetanos, homens e mulheres de coragem que são presos e torturados por quererem fazer aquilo que nós fazemos diariamente: exercer o seu direito à cidadania. Muito mais poderia escrever sobre este tema, mas deixo apenas algumas sugestões de leitura e acção, caso sinta que pode fazer algo por este povo, algo que está ao seu alcance e que não custa nada. Afinal já diz a sabedoria popular que "Água mole em pedra dura tanto dá até que fura".
Para quem não conheça existem vários movimentos internacionais de apoio à causa tibetana, há inclusivamente alguns em Portugal. Na minha modesta opinião, um dos mais activos a nível internacional é o Students for a Free Tibet. Neste site pode ter acesso a toda a informação e acções levadas a cabo sobre esta causa.
Neste LINK poderá fazer o download de um PDF intitulado "Profiles of Courage", que descreve alguns dos tibetanos que se encontram enclausurados pelos ocupantes chineses. Um deles é um homem de 81 anos de nome Paljor Norbu, escriba, que foi preso e sentenciado secretamente, tendo a família sido notificada por uma carta entregue em mão com a sentença. Nesta página pode verificar de que forma pode ajudar a libertar estas pessoas.
Para outras causas pode visitar o site do Observatório dos Direitos Humanos.
Agora fica na sua mão!
Contribua para que outros possam vir a ter os mesmos direitos a que nós temos acesso.
Resta-me desejar-lhe um dia muito feliz!
Eu por mim vou agradecer por tudo aquilo que a vida me tem proporcionado e que continua a proporcionar diariamente.
Um abraço fraterno!
Marcadores:
direitos do homem,
ONU,
opressão tibetana,
presos políticos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário